sexta-feira, 20 de maio de 2016

FENAJ apresenta denúncia ao MPF contra Temer por demissão ilegal do presidente da EBC

Escrito por: Redação
Fonte: FENAJ
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) apresentou hoje, 18 de maio, uma representação junto ao Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente interino, Michel Temer, e seu ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A alegação é de que cometeram ato ilegal e abusivo ao exonerar do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Ricardo Melo. A FENAJ pede ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, medidas judiciais para que o jornalista retorne imediatamente ao cargo.
De acordo com a lei que criou a EBC (Lei nº 11.652/2008), o mandato do diretor-presidente é de quatro anos. Ricardo Melo fora nomeado para o cargo no dia 3 de maio. Mas no dia 17 o Diário Oficial da União trouxe decreto, assinado por Temer e Padilha, exonerando-o. O ato, de acordo com a representação, viola o princípio constitucional da legalidade, caracterizando a prática de improbidade administrativa, segundo o disposto na Lei nº 8.429/1993.
“Se há alguém na República, de quem se exige o cumprimento dos princípios constitucionais e das próprias normas legais, este é o Presidente da República”, afirma o presidente da FENAJ, Celso Schröder. Para ele, a sociedade brasileira e as entidades representativas dos trabalhadores não podem aceitar a quebra do estado democrático de direito, um dos pilares da democracia.
Schröder explica que a FENAJ resolveu representar contra o presidente interino para defender o princípio da legalidade e, mais diretamente, a EBC, os jornalistas e demais trabalhadores da empresa, além da liberdade de imprensa. “A garantia do mandato de quatro anos para o presidente da EBC é uma forma de assegurar a autonomia e a liberdade editorial da empresa que a comunicação pública exige”, afirma.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, acatando a representação da FENAJ, pode propor ação penal contra Temer e Padilha por ato de improbidade administrativa, além de tomar as medidas judiciais cabíveis para reverter a demissão do diretor-presidente da EBC.


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Documentário chama a atenção para a importância dos primeiros anos da vida


No próximo dia 10 de maio, o Instituto da Infância, em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, promove o lançamento, no Ceará, do filme O Começo da Vida, no Cineteatro São Luiz, a partir das 14 horas. O documentário baseia-se em um dos maiores avanços da neurociência nos últimos anos sobre os primeiros anos da primeira infância – período que vai da gestação aos seis anos. A constatação de que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam.

A sessão será aberta ao público e contará ainda com um momento especial com os realizadores da ação e uma palestra com a diretora Estela Renner, que estará no Ceará especialmente para este momento. O lançamento do filme “O Começo da Vida” é uma das ações do Programa Mais Infância Ceará, voltado para o desenvolvimento infantil e tem o apoio das prefeituras municipais de Fortaleza e de Sobral.

Documentário
Estela Renner entrevista especialistas e visita famílias das mais diversas culturas, etnias e classes sociais nos países: Brasil, Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França. Famílias como a de Gisele Bündchen e de Phula, uma menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade em meio a obras em construção; mostrando como os cuidados e as relações nesse período são fundamentais para o desenvolvimento do indivíduo e têm impacto em todos os anos posteriores.

O Começo da Vida é uma produção da Maria Farinha Filmes, apresentado pelas instituições Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especialista em Primeira Infância; Fundação Bernard Van Leer, que busca levar oportunidades a crianças carentes; Instituto Alana que tem como missão “honrar a criança” e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O filme é dublado em seis idiomas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e chinês) e legendado em 21 (inglês, português, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, finlandês, norueguês, sueco, português europeu, dinamarquês, holandês, castelhano, japonês, duas versões em chinês, coreano, russo, turco e indonésio). Também estará acessível em Libras (língua brasileira de sinais), closed caption (ou legenda fechada) e audiodescrição, no aplicativo MovieReading – disponível para smartphones e tablets.
Saiba mais
O programa Mais Infância Ceará foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana. O objetivo do programa na exibição do filme é capacitar gestores, pais, cuidadores e profissionais que lidam diretamente com as crianças. O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: o Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

- “Tempo de Crescer” compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral. Visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.
- “Tempo de Brincar” foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.
- “Tempo de Aprender” entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Com o objetivo de construir e qualificar os Centros de Educação Infantil (CEIs).

Instituto da Infância
O Instituto da Infância (IFAN) é uma associação sem fins lucrativos, independente, sem filiação a partidos políticos nem a instituições religiosas, constituída no ano de 1999, com sede administrativa em Fortaleza (CE) e atuante na Região Nordeste do Brasil.

Através da Gestão de Conhecimentos, o IFAN contribui com o desenho de tecnologias sociais inovadoras focalizadas nas infâncias e fomentar novas políticas públicas a nível municipal. Pauta sua atuação na análise e Interpretação das infâncias com base na Sociologia da Infância e teorias afins de Desenvolvimento Infantil e na Convenção dos Direitos da Criança e no Estatuto da Criança do Adolescente.

O IFAN propõe uma atuação na forma de associação participativa focada na criança e no adolescente, reconhecidos como sujeitos ativos e competentes e pautado na ideia de que cada ser humano deve participar, de modo completo e assertivo, das atividades e decisões que lhe concerne, em condições de respeito e igualdade.

Serviço
O Começo da Vida
Estreia: 10 de maio
Duração: 90 minutos
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro – Fortaleza
Horário: A  partir das 14h30 (14h30 - Recepção | 15h - Abertura | 15h30 - Exibição do longa-metragem | 17h - Encerramento com diretora do filme.)

Publicado em: http://www.boanoticia.org.br/



















sexta-feira, 6 de maio de 2016

Brasileiro Ricardo Stuckert vence concurso internacional de fotografia

     
Foto vencedora ficará exposta em Omã, no Oriente Médio
(Imagem: Ricardo Stuckert)
Escrito por Redação Comunique-se


















O brasileiro Ricardo Stuckert, fotógrafo do ex-presidente Lula e do instituto que leva o nome do político, foi um dos premiados no Oman 1st Internacional Protography Circuit, premiação que reuniu participantes de 45 países. O profissional concorreu com uma imagem de um índio no Rio Xingu e recebeu medalha de ouro na categoria "Muscat - Pessoas".

A fotografia competiu com outras 1885 imagens, originárias de profissionais de países como Portugal, China, Itália e Egito. O clique deStucker foi feito durante viagem à aldeia Kaiapó, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. Além da foto, o profissional teve outro registro selecionado para a mesma divisão: uma índia da etnia Ashaninka é retratada em um barco no Rio Juruá, no Acre. 

Ambas as imagens serão expostas na Sociedade Fotográfica de Omã, situada na península arábica. Nesta edição, a premiação também recebeu inscrições nas categorias: paisagem, colorido e preto e branco.

De acordo com o jornal Correio Braziliense, os trabalhos de Stuckert fazem parte do projeto Índios Brasileiros, título provisório livro que deve ser lançado pelo fotógrafo em 2017, com a proposta de mostrar as condições de vida da população indígena do país.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Não te rendas



 
" Não  te  rendas, ainda é  tempo
De se ter objetivos  e começar de novo ,
Aceitar  tuas  sombras ,
Enterrar  teus   medos
Soltar  o  lastro ,
Retomar  o  vôo .
 
Não  te  rendas  que a vida é isso  ,
Continuar  a  viagem ,
Perseguir  teus sonhos  ,
Destravar  o  tempo ,
Correr   os  escombros ,
E destapar  o  céu .
 
Não  te  rendas , por favor , não cedas ,
Ainda  que o frio queime ,
Ainda  que o medo morda ,
Ainda que o sol se esconda ,
E  o vento se cale ,
Ainda existe  fogo  na tua  alma .
Ainda existe  vida  nos  teus sonhos .
 
Porque  a  vida  é  tua  e teu também o desejo
Porque o tens querido  e porque eu te quero
Porque existe o vinho e o amor , é certo .
Porque não existem feridas que o tempo não cure .
Abrir  as portas ,
Tirar  as  trancas ,
Abandonar as muralhas que te protegeram  .
 
Viver  a  vida  e aceitar  o  desafio ,
Recuperar  o sorriso   ,
Ensaiar  um  canto ,
Baixar  a  guarda  e  estender as mãos,
Abrir  as  asas
E  tentar  de  novo
Celebrar  a  vida  e  se apossar dos   céus .
 
Não  te rendas , por favor ,  não cedas ,
Ainda que o frio te  queime ,
Ainda  que o medo te  morda ,
Ainda  que o sol ponha e se cale o vento ,
Ainda  existe   fogo  na tua alma ,
Ainda   existe  vida  nos teus sonhos ,
Porque cada  dia  é um  novo começo ,
Porque  esta  é  a  hora  e  o  melhor momento .
Porque não estás só ,  porque  eu  te  amo ."
 
 
Mario Benedetti