terça-feira, 26 de agosto de 2008

SÃO PAULO - CONGRESSO NACIONAL DOS JORNALISTAS

fotografias: Nivaldo Silva















*Taís Ferreira

O 33º Congresso Nacional dos Jornalistas Brasileiros debateu durante 4 dias o Jornalismo, o mundo do trabalho e a liberdade de imprensa. Participaram do evento 300 delegados eleitos democraticamente nos 31 Sindicatos de Jornalistas de todo o País, além de estudantes, observadores, autoridades nacionais e internacionais.


O Sindicato de Jornalistas Profissionais de Minas Gerais participou com delegação eleita no X Congresso Estadual realizado em São João Del Rei: Aloísio Morais (presidente do SJPMG), Arthur Lobato (diretor da Fenaj e do SJPMG) , Janaina da Mata (diretora da Fenaj e do SJPMG), Palmira Ribeiro (diretora do SJPMG – Uberlândia), Taís Ferreira (jornalista), Vera Godoy (diretora do SJPMG) e Verônica Pimenta (diretora do SJPMG).


As teses apresentadas pelo SJPMG e aprovadas pelo congresso nacional foram:

  • Educar para a leitura crítica da mídia – Proponente: Taís Ferreira
  • Direito Autoral – Um direito de todos – Proponentes: Arthur Lobato e Vera Godoy
  • Sinergia, convergência de mídias, PJ: novos nomes para um velho problema – a exploração do trabalho do jornalista – Proponentes: Arthur Lobato e Taís Ferreira
  • Prevenção, denúncia e combate ao assédio moral – Proponente Arthur Lobato/FENAJ

O evento aconteceu no Novotel Jaraguá São Paulo Conventions, de 20 a 24 de agosto, com painéis e oficinas sobre temas da profissão e do mundo do trabalho e a presença de especialistas brasileiros e de outros países. Além das plenárias, que debateram os principais desafios para os jornalistas e a defesa da profissão - a regulamentação e o diploma, a ética, a liberdade de imprensa, a criação do Conselho Federal dos Jornalistas, definindo a pauta política do movimento sindical da categoria para os próximos anos.


*jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário